18 julho 2007

Manifestação

Hoje o Pipo foi à sua primeira manifestação... Tentei explicar-lhe a importância do acto, mas não sei se fui muito bem sucedida. Expliquei-lhe que a mãe e os colegas da mãe podiam ficar sem "dinheirinho" daqui a pouco tempo, e como não estavam contentes com isso iam-se juntar todos para dizer ao "chefes" que não estavam de acordo... E como ele sabe que falta de "dinheirinho" significa não haver prendas, ficou solidário... Felizmente ainda não percebeu que pode também significar deixar a escola, a natação, as férias... Enfim, também ainda é muito cedo para isso. No entanto, pode ser que no futuro ele se lembre que é importante manifestarmo-nos quando não concordamos com qualquer coisa. Que é importante levantar o "rabinho" do sofá e participar na vida em sociedade. E que isso é um dos belos direitos que assiste aos cidadãos de um estado democrático.
Lá fomos nós à concentração de bolseiros de investigação científica que ocorreu hoje, às 17h30, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o objectivo entregar um abaixo-assinado a apoiar a proposta da ABIC para alteração do Estatuto dos Bolseiros, e também chamar a atenção da opinião pública para a importância dos bolseiros para a produção científica nacional. Explicar que produzimos ciência, e que queremos contratos de trabalho. Embora a participação tivesse sido bastante superior à das últimas iniciativas da ABIC, devo confessar que esperava mais. Onde estavam os bolseiros do IPIMAR que passam meses sem receber por falta de verbas? Onde estavam os bolseiros do concurso de Janeiro da FCT que já assinaram o contrato mas que ainda não receberam a bolsa? Mais uma vez o comodismo revela-se.
De qualquer modo, devo confessar que fiquei muito orgulhosa por ver que o pessoal da Faculdade de Ciências continua alerta e disposto a participar nestas iniciativas!

Sem comentários: