30 outubro 2008


Auto-exame da Mama
Existem doenças que, quando precocemente detectadas, são tratáveis e curáveis. Entre elas está o cancro da mama. Este, quanto mais precocemente for detectado mais possibilidades existem de ser tratado com êxito. Daí que se insista na necessidade de sensibilizar todas as mulheres com mais de vinte anos para a responsabilidade que devem assumir com a sua própria saúde. E nessa responsabilidade cabe o auto-exame da mama encarado como uma rotina mensal, preventiva, que pode garantir mais e melhor vida à mulher.
Alterações que pode descobrir:
A maioria das alterações são benignas e, por isso, não terão grande significado. Porém, só a palavra do médico lhe pode assegurar que não estamos diante de uma situação de cancro da mama.
Eis alguns sinais de aviso:
1 Um caroço, que não causa dor, e pode estar no interior da mama ou debaixo da pele.
2 Pequena elevação, retracção, ferida ou aspecto rugoso da pele (casca de laranja).
3 Assimetria entre as duas mamas.
4 Corrimento ensanguentado do mamilo.
5 Inversão do mamilo
Como fazer o auto-exame da mama?
a) Observação
Ponha-se em frente do espelho e olhe para o seu peito. Volte-se para um lado e para o outro e verifique se nota alguma alteração. Agora levante os braços e repita a observação. Finalmente ponha os braços nas ancas e veja novamente o tamanho, a cor da pele e os mamilos de ambas as mamas.
b) Palpação
Deite-se e coloque o seu braço esquerdo debaixo da cabeça. Com as pontas dos dedos da mão direita palpe a mama esquerda como se fossem os ponteiros de um relógio. Imagine a sua mama dividida em quatro quadrantes e pressione suavemente mas com firmeza, em pequenos movimentos circulares. Repita esta operação para todos os quadrantes. A seguir faça o mesmo exercício para a outra mama. Depois, palpe cada mamilo e verifique se existe saída de líquido. Para terminar, e com os braços caídos, palpe as axilas para verificar se existe algum caroço ou inchaço.
Quando se deve fazer:
Se ainda tem períodos menstruais, deve fazer o exame 2 a 3 dias após o fim do período. Se já não tem períodos menstruais, faça o seu exame no primeiro dia de cada mês. Se está a fazer terapêutica hormonal de substituição, pergunte ao seu médico em que dia deve fazer o exame.

Sem comentários: