30 junho 2007

And nothing else matters

Master of Puppets

Come crawling faster
Obey your master
Your life burns faster
Obey your master
Master



One

Hold my breath as I wish for death
Oh please god, wake me
Now the world is gone Im just one
Oh god, help me hold my breath as I wish for death
Oh please God help me



Seek and Destroy

On our way
Hiding,
You will pay
Dying,
One thousand deaths
Running,
On our way
Hiding,
You will pay
Dying,
One thousand deaths
Searching,
Seek and destroy
Searching,
Seek and destroy
Searching,
Seek and destroy
Searching,
Seek and destroy

28 junho 2007

26 junho 2007

O mundo é redondo

Como o mundo é redondo, o fim de alguma coisa transforma-se rapidamente no princípio de outra.

25 junho 2007

Metropolitano de Lisboa

Atrevo-me a comparar a evolução da minha vida com a do Metropolitano de Lisboa. Há muitos, muitos anos atrás, era jovem e sem preocupações. Só existia uma linha de metro, um tipo de bilhete e um tipo de passe. Depois abriu a linha amarela e apareceram os passes combinados. Eu entrei para a faculdade, a vida complicou um pouco mais mas nada de grave. Acabei a faculdade, comecei a trabalhar, casei e as linhas aumentaram e já tinha de pensar para onde ia antes de escolher uma direcção no metro. E agora? Duas coroas, 4 linhas grandes, 4 tipos de bilhetes magnéticos, 4 tipos de bilhetes 7 colinas, 2 tipos de passes, 3 tipos de títulos combinados,... Socorro!!!

23 junho 2007

Reunião de pais

"As nossas crianças dão-nos a oportunidade de nos transformarmos nos pais que sempre desejámos ter"
Louise Hart

22 junho 2007

Fases da dieta

Fase 1 - Consciencialização: "se calhar devia fazer dieta..." Começo na próxima segunda-feira...
Fase 2 - Pré-dieta: "cortar no açúcar do café, mas acompanhá-lo com um pastel de nata..." Não há efeito nenhum, mas sentimo-nos muito melhor...
Fase 3 - Elaboração da dieta: Esta fase é sempre um pouco complicada. Não nos podemos esquecer de elaborar quatro e seis refeições por dia, que devem conter muita fibra para os intestinos, uma maçã por causa do ferro, uma banana por causa do potássio, uma laranja pela vitamina C, uma chávena de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes, um iogurte pelos lactobacilos e bifidos, etc, etc, etc... Tudo isto acompanhado por pelo menos dois litros de água.
Fase 4 - Dieta: geralmente só dura 1 ou 2 dias, mas com o tempo que se passa na casa-de-banho por causa dos 2 litros de água e a mastigar pelo menos cem vezes cada garfada não se dá pela fome... :)

21 junho 2007

Trabalhos manuais

Porque é que as pessoas pensam que quando se é mãe se adquire automaticamente o gene responsável pelo jeito para os trabalhos manuais??? Hoje tive de fazer umas orelhas de coelho brancas para o meu filhote levar para a festa de verão da escola... Não me aventurava em trabalhos manuais desde à dois anos, quando decidi, num acesso de inteligência óbvia, fazer uma surpresa ao Pipo para a sua festa de aniversário e construir 12 orelhas de Shreck, o seu filme favorito na altura, para os amiguinhos que iam comemorar com ele na escola. Pois bem, passados 2 anos o resultado prático é o mesmo: não é que as orelhas tenham ficado mal (até me atrevo a dizer que estão bem giras...), mas em compensação tenho os dedos cheios de cola coberta com pequenos fios de algodão... Maravilhoso! A única melhoria em relação às orelhas de Shreck, é que pelo menos desta vez não tenho cola no cabelo... :)

20 junho 2007

Gary Larson

Gary Larson é um dos melhores cartoonistas de sempre. Criador da série "Far Side", aborda uma grande variedade de temas, como o inferno, o paraiso, as ilhas desertas, as bactérias, e sobretudo os animais. Os 22 livros desta série atingiram a lista de best sellers do The New York Times. Infelizmente o último cartoon da sua autoria foi publicado em 31 de Dezembro de 1994. Muito, muito bom...

19 junho 2007

18 junho 2007

"Deus é um artista"


"God is really only another artist, he made the elephant, giraffe and cat. He has no real style but keeps trying new ideas".
Pablo Picasso (1881 - 1973)

17 junho 2007

Onde está o Verão???

Supostamente o Verão começa daqui a 4 dias. Esta estação do ano é geralmente caracterizada por tempo quente e seco... Segundo o Instituto Nacional de Metereologia e Geofísica, a previsão para hoje é de "Períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado nas regiões do Sul e interior Centro até ao início da manhã... Períodos de chuva, em especial nas Regiões do Norte e Centro, passando a regime de aguaceiros em geral fracos a partir da manhã. Pequena subida de temperatura.". E assim se mantém até dia 20! Acham isto normal??? Onde está o Verão??? Para além do impacto imediatamente visível no nosso humor, não nos podemos esquecer que o aumento da temperatura, da precipitação e do nível das águas do mar tem também impacto ao nível da saúde pública, com o aparecimento de doenças relacionadas com as alterações bruscas de clima, com o aumento da incidência de doenças infecciosas e de doenças relacionadas com problemas respiratórios; ao nível da agricultura, com alterações no rendimento das culturas e nos sistemas de irrigação; ao nível das florestas, com alterações na sua composição característica e distribuição geográfica; ao nível dos recursos aquáticos, sobretudo na disponibilidade e qualidade da água; ao nível das zonas costeiras, devido ao aumento da erosão e inundação do litoral; e ao nível da biodiversidade, com diminuição do número de espécies e habitats e alterações na sua localização.



16 junho 2007

Um momento

E o que é um momento? Segundo um antigo sistema inglês de unidades horárias, um momento correspode a um minuto e meio. E este é um intervalo de tempo suficiente para se perder a confiança em alguém, o que geralmente é algo que demora muitos "momentos" a construir...

15 junho 2007

Inderal

O Inderal é um medicamento constituido por propanolol. Este composto é um beta-bloqueador lipossolúvel, não cardioselectivo, não tem actividade simpaticomimética intrínseca, nem apresenta efeito bloqueador alfa. Foi dos primeiros beta-bloqueadores a ser utilizado para prevenção de situações relacionadas com tremores, ansiedade, enxaquecas, hipertiroidismo e hipertensão portal.

14 junho 2007

Pujá "laranja"

Segundo o Swásthya Yôga, Pújá significa oferenda, honra ou retribuição de energia ou de força interior. Em algumas escolas o Pújá é associado a mentalização de cores para reforçar efeitos específicos: a cor azul encontra-se associada a relaxamento; laranja a dinamização e inteligência; verde a saúde; rosa a amor; prata ao alongamento do corpo; dourado a energia. Em práticas tradicionais de Yoga, especialmente quando a focalização da consciência já é dominada pelo praticante, é frequente acoplar a visualização de chakras, nádís, kundaliní e a execução mental de mantras.

12 junho 2007

A vingança perfeita...

"Se o inimigo te ofender, oferece um tambor ao seu filho."
Anónimo

11 junho 2007

Winx

Segundo o meu filho existem 5 forças do Bem que combatem o Mal. Passo a citá-las pela ordem em que me foram apresentadas: as Winx, os polícias, o Avatar, o Danny Phantom e o Homem-Aranha... Depois de ter um ataque de riso que tentei esconder para não o ofender, a minha 2ª reacção foi pensar: "é tão bom ser criança...". Mas o que é engraçado é que realmente não existe grande diferença entre as crianças e os adultos. Deixamos de acreditar em fadas e no pai natal, e passamos a acreditar em deuses, adivinhos, fantasmas, ovnis, ETs, no poder dos cristais e na leitura das auras... A necessidade de acreditar no Bem mantém-se ao longo da vida, e no fundo todos nós acreditamos que o Mal será derrotado.

10 junho 2007

Ninkasi

A cerveja é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação de cevada. É considerada como a primeira bebida alcoólica criada pelo Homem, sendo já produzida pelos sumérios, egípcios e mesopotâmicos desde pelo menos 4000 a.C. Existem indícios arqueológicos que provam esta teoria, tendo sido encontrada uma placa de barro datada de 2600 - 2350 a.C. com a mais antiga receita de cerveja que existe, descrevendo a produção de cerveja de cevada a partir de pão. Nesta placa encontra-se também o Hino a Ninkasi. Ninkasi é a deusa da cerveja da Suméria, uma das oito filhas do Lorde Enki e da Rainha Ninti, nascida a partir de "água fresca", para "satisfazer o desejo" e "acalmar os corações".
E mais uma para o caminho... :) Para acalmar o coração relativamente às conotações racistas de um dia como o de hoje...

Hino a Ninkasi

"Borne of the flowing water,
Tenderly cared for by the Ninhursag...
...Having founded your town by the sacred lake,
She finished its great walls for you...
...Your father is Enki, Lord Nidimmud,
Your mother is Ninti, the queen of the sacred lake...
...You are the one who handles the dough, with a big shovel,
Mixing in a pit, the bappir with sweet aromatics...
...You are the one who bakes the bappir in the big oven,
Puts in order the piles of hulled grains...
...You are the one who waters the malt set on the ground,
The noble dogs keep away even the potentates...
...You are the one who soaks the malt in a jar
The waves rise, the waves fall...
...You are the one who spreads the cooked mash on large reed mats,
Coolness overcomes...
...You are the one who holds with both hands the great sweet wort,
Brewing it with honey and wine...
...The filtering vat, which makes a pleasant sound,
You place appropriately on a large collector vat....
...When you pour out the filtered beer of the collector vat,
It is the onrush of Tigris and Euphrates..."

09 junho 2007

Platão

"Pode descobrir mais sobre uma pessoa numa hora de diversão do que num ano de conversação."
Platão de Atenas (428/27 a.C. — 347 a.C)

08 junho 2007

Oeiras Alive

Hoje, Linkin Park e Pearl Jam.

07 junho 2007

Varicela

A varicela é uma doença infecciosa de origem viral, atingindo preferencialmente as crianças entre os dois e os oito anos. É uma doença muito contagiosa, geralmente através do contacto directo com a pessoa infectada. O período de contágio é de cerca de dez dias, começando no dia anterior ao aparecimento da erupção até todas as vesículas estarem secas e com crosta. O período de incubação da doença é de cerca de quinze dias, podendo variar desde dez e vinte dias. Os surtos de varicela são mais frequentes no final do Outono, no Inverno e na Primavera. A varicela caracteriza-se pelo aparecimento de erupções, podendo ainda observar-se febre, dores de cabeça, mal estar e falta de apetite. As erupções aparecem geralmente primeiro no tronco, expandindo-se depois para a cabeça e membros, atingindo o couro cabeludo, a garganta, os órgãos genitais e a conjuntiva. As primeiras lesões são manchas de cor rosada (máculas), que se tornam salientes (pápulas), formam pequenas bolhas com líquido transparente no centro (vesículas) que ao secarem vão formar uma crosta. Estas lesões causam comichão. Na infância é geralmente uma doença benigna. A complicação mais frequente é a infecção das lesões da pele por bactérias, lesões estas que podem servir de porta de entrada a outras infecções mais graves, nos pulmões, rins, ossos, etc. O tratamento da varicela tem como finalidade o alívio dos sintomas. Para isso deve dar-se paracetamol para controlar febre e antihistamínicos ou loções de uso local para aliviar a comichão.

06 junho 2007

Formigas

Sabiam que as formigas não dormem???

05 junho 2007

Dia Mundial do Ambiente

Hoje é o Dia Mundial do Ambiente... Em Portugal, os crimes contra o ambiente aumentaram 100% desde o ano passado, mas ainda ninguém foi condenado por crimes deste tipo...

An incovenient truth - Al Gore

04 junho 2007

Criação da Mulher

Será que a Criação da Mulher foi uma benção ou um pesadelo? As opiniões variam :)

"Ao sexto dia Deus criou o Homem.
Ao sétimo dia, o Homem retribui o favor."
Anónimo
"Primeiro Deus criou a Terra, depois descansou...
Depois criou o Homem, depois descansou...
Depois criou a Mulher e nunca mais ninguém descansou!"
Anónimo

03 junho 2007

Estendal

Ontem passámos pela Avenida de Ceuta a caminho do almoço quinzenal em casa da sogra, e vimos um casal com o seu grelhador a assar a bela da sardinha na rua. Esperemos que a modernização não consiga abolir algumas das características mais típicas de Lisboa, como está a tentar fazer aos estendais de roupa.

02 junho 2007

Amigos para sempre

Nos dias que correm todos nós nos queixamos que não temos tempo para nada. Não temos tempo para brincar com os nossos filhos, não temos tempo para ir à ginástica, não temos tempos para ir visitar o amigo que mora aqui ao lado, não temos tempo para telefonar àquela pessoa com quem já não falamos há muito tempo... Apesar de este fenómeno ser comum, há pessoas que ficam ofendidas por não mantermos o contacto. E há outras que, apesar de já não falarmos com elas há anos, retomamos a conversa como se tivessemos estado com elas no dia anterior... É esta a minha definição de amigos para sempre! Parabéns Filipa. Beijos grandes.

01 junho 2007

Alecto, a Implacável

Ontem tive uma grande dificuldade em decidir qual o nome a dar ao blog... A outra hipótese era "Alecto, a Implacável", que teria origem nos meus célebres ataques de fúria... Mas o Zé lá achou que eu era mais "Morgana" do que "Alecto"...
Alecto, a Implacável era uma das três Fúrias, personificações da vingança, que puniam os mortais. Alecto, eternamente encolerizada, encarregava-se de castigar os delitos morais como a ira, a cólera, a soberba, etc. Tinha duas irmãs: Megaera (Rancor), que personifica o rancor, a inveja, a cobiça e o ciúme, castigando principalmente os delitos contra o matrimónio, em especial a infidelidade; e Tisífone (Castigo), a vingadora dos assassinatos. As Fúrias viviam nas profundezas do Inferno, onde torturavam as almas pecadoras julgadas por Hades e Perséfone. São representadas como mulheres aladas de aspecto terrível, com olhos que escorrem sangue no lugar de lágrimas e madeixas de serpentes. Encarregavam-se do castigo dos criminosos, perseguindo-os incansavelmente até mesmo no mundo dos mortos, pois seu campo de acção não tem limites. São convocadas pela maldição lançada por alguém que clama vingança. São deusas justas, porém implacaveis, e não se deixam abrandar por sacrifícios nem súplicas. Não levam em conta atenuantes e castigam toda ofensa contra a sociedade e a natureza.